Dilma diz que houve blecaute.
Apagão é o do FHC

12/novembro/2009 19:02

O Farol tomou R$ 45 bi de quem tinha conta de luz por causa do apagão

O Farol tomou R$ 45 bi de quem tinha conta de luz por causa do apagão

Saiu no G1:

Ministra Dilma Rousseff disse que o Brasil não terá mais racionamento de energia. “Racionamento é barbeiragem”, disse, referindo-se ao racionamento que ocorreu durante o governo FHC. Segundo ela, naquela ocasião faltou capacidade de planejamento para prever, com antecedência o racionamento, que durou oito meses.

Segundo Dilma, o problema que afetou 18 estadosnesta semana  foi apenas um blecaute, e não apagão. Ela disse também que não pretende polemizar sobre as causas do blecaute, pois é um assunto já superado.

Leia a íntegra no G1.

178 Comentários para “Dilma diz que houve blecaute.
Apagão é o do FHC”

  1. Pablo em 14/novembro/2009 as 22:50

    Tudo isso tem a ver com a vontade politica de destruir o governo do Sr. Presidente, mas convenhamos os caras que desligaram os geradores não perceberam que o sistema Itaipu estava intacto e em vacio, ou seja o erro veio de fora para dentro, e alguem devia saber desse detalhe, a Dna. Dilma está bem informada esta de parabens, a energia esta sendo gerada, é apenas a distribuição que deu colapso e aí são outros quinhentos, é como uma teia de aranha uns dos caminhos foi interrumpido, e justamente na hora fora de pico muita coincidencia não? mas eles não vão conseguir e dar o golpe agora ja é tarde demais, o Povo está acesso e esclarecido e lendo muito CAF.

  2. Igor em 14/novembro/2009 as 19:50

    isso e um abirsudo eles deixarem o bracaute acontecer por falta de manutenção

  3. André em 14/novembro/2009 as 10:43

    Precisamos deixar esclarecido:
    1- o blackout ocorreu por força de um acidente, o grande problema não foi o blackout em si, eis que em alguns lugares o reestabelecimento da energia se deu em 15 minutos, o problema, GRANDE problema por sinal, foi a DEMORA do reestabecimento da energia em SÃO PAULO e daí para o Rio e o E.S., ESTA DEMORA NO REESTABELECIMENTO É QUE PRECISA SER INVESTIGADA|!

  4. Andrade em 14/novembro/2009 as 9:46

    Por que o PiG não divulga mais as pesquisas? Querem que acreditemos que não estão fazendo? Ou já partiram para bruxarias? (Puxa! Escrevi sem pensar, fiquei com pena das bruxas.)

  5. André em 14/novembro/2009 as 8:11

    Tem razão, xisto. A culpa é do PSDB como um todo, já que estão no governo de SP há QUINZE ANOS e não investem em nada. Resultado? Linhas de transmissão que não funcionam direito. Ou será que você é mais um “cansado” que não entendeu isso?

  6. José Renato Baptista em 14/novembro/2009 as 7:52

    Prezado Jornalista Paulo Henrique Amorim,

    Criei uma coluna de Humor intitulada “Ri de Fato quem Ri do Fato “.

    Esta coluna é baseada nos fatos cotidianos divulgados diariamente na mídia (principalmente Política e Esportes).

    Gostaria de propor uma parceria com este Portal para que a coluna fosse publicada neste conceituado meio de comunicação.

    Gostaria de saber para qual e-mail poderia enviar alguns exemplares de minha coluna para apreciação.

    Aguardando retorno,

    Atenciosamente,

    José Renato Baptista

    E-mail: jrenato.baptista@uol.com.br

    Telefones: (24) 3342-6801(residencia) ou (24) 9919-1868 (celular)

  7. Antonio José em 13/novembro/2009 as 22:37

    Que isso Aldo. Que falta de educação e compostura. Seja um democrata. Aceite opiniões contrárias. Sem ofensas. Discuta. Debata com palavras. Com idéias. Não seja tão intolerante.

  8. Zé Brasil em 13/novembro/2009 as 22:30

    Prezado Jornalista Amorim,

    Tem gato grande na tuba!

    Num dos comentários acima ele mostra quase que por inteiro a sua figura peculiar, defendendo fielmente seu ex-patrão, o FHC, do qual foi secretário.

    Quem é do meio o reconheceu de imediato!

    Quem não se lembra das Usinas Témicas Emergênciais que tanto deram prejuízo ao País e que quando solicitadas a funcionar não geraram uma gota de energia e em alguns casos até pegaram fogo? A conta disto tudo? Apenas uns poucos bilhões de Reais na conta da viúva. Ela sempre paga….

  9. James Stewart em 13/novembro/2009 as 20:47

    E a Globo fatura dinheiro em cima do blecaute. Publicidade paga em sua página:

    Tenha Um Gerador Sempre A Mão A partir de RS399,00 em 12x S/Juros

    A Globo espera que o patrocinador venda muitos geradores… :D

  10. xisto em 13/novembro/2009 as 16:10

    Na minha opiniao o apagao foi realmente um motivo de forca maior. Com toda certeza deve-se averiguar todo o sistema e mudar o que for necessario para evitar um novo problema destes. Ate em casa desarmam disjuntores de vez em quando, errado é apenas rearma-lo sem procurar saber a causa do problema.
    Agora o mais engracado de tudo é o habito hilario de ir oito anos atras e colocar a culpa no FHC. Fala serio. Parece coisa de crianca.

  11. james em 13/novembro/2009 as 15:44

    Coitadinhos dos Pig’s… Devem ter cada pesadêlo à noite com o LULA e a DILMA correndo atrás deles, que até caem da cama. Ahahahahahahahah……… A situação está ficando ridícula. Já já eles acusam o LULA e a DILMA de terem incendiado ROMA, de destruir o Colosso de Rhoes, de derrubar Farol de Alexandria (nesse caso eles tiveram uma pequena participação, sim, admito), de terem começado as duas grandes guerras mundias, da fome na àfrica, do efeito estufa, da unha encravada do titio, da espinhela caída da vovó, do dente cariado do joãozinho, do…

    FORA PSDBestas DEMentes e PiG’s!!!
    QUERO LULA DE NOVO COM DILMA 2010 MEU POVO!!!

  12. Vinicius em 13/novembro/2009 as 14:39

    Swamy,

    Em 1998 o então governador Mário Covas (por quem não morro de amores) nomeou Luiz Antônio Marrey como chefe dos promotores de Justiça do Estado. Ele também não foi o mais votado da lista tríplice. Agora, por que Lula nomeou o Dias Toffoli para o STF?

  13. Thiago Melo Teixeira em 13/novembro/2009 as 14:32

    P/ Thiago Cortês
    O melhor seria o governo não citar o “Apagão” do FHC, pois tivemos Apagão também no governo Itamar, Collor, Sarney, Epitácio, Wenceslau até Dom Pedro II.
    Agora aconteceu novamente e a imprensa trata isso com profunda histeria, é isso que estamos debatendo no Blog.
    Para o “Zé do Côco” ou para a dona “Aparecida”, não interessa se é Blecaute, Apagão, se a culpa é do PSDB ou do PT (Embora o ministro das minas e energia nos dois governos terem sido do PMDB).
    A questão é:
    - O que aconteceu?
    - Como evitar que isso venha à ocorrer?
    Simples, sem culpar o Zé Pedágio, a Dilma, o Daniel Dantas, o Delúbio, a Urubóloga, o PIG, o “Cara”, o Farol, os Índios, o MST, o Símon nem ninguém.

  14. Thiago Cortês em 13/novembro/2009 as 12:40

    Agora vamos entrar numa discussão semântica sobre o que é blecaute e o que é apagão.

    Com exceção dos intelectuais orgânicos de plantão, para a população brasileria não faz diferença saber se é blecaute ou apagão.

  15. Roberto Ribeiro - Rio das Pedras - SP em 13/novembro/2009 as 12:26

    A capacicidade de ind-gestão de Zé Pedágio, três horas de blecaute provocam três dias de falta d’água na Capital. Se desligar a Itaipu, na divisa do Paraná com o Paraguai, desliga a Sabesp em São Paulo. O que dirá o Ministério Público de São Paulo. Dirá?

  16. Antonio Miguel em 13/novembro/2009 as 12:19

    Se bem entendi, ontem no Jornal da Band, o Joelmir insinuou que o apagão foi sabotagem do PT, do PMDB e, acreditem, “da turma do Sarney”!!! Alguém viu isso? É tão bizarro que estou até achando que não aconteceu, que estou ficando louco. Alguém viu? Foi a coisa mais criativa sobre o apagão até agora. Baseado em quê ele acredita nisso? Quais os dividendos que seriam obtidos pelo PT, PMDB e pela “turma do Sarney” pondo o país no escuro? Só faltou ele estabelecer uma ponte entre a apagão e o MST, bem ao gosto dos Saad.

  17. DUDU em 13/novembro/2009 as 12:06

    Até que enfim!
    O assessor da Ministra Dilma mandou UM CALA-BOCA na fsp.
    Dizendo claramente que a folha MENTIU!!! E ela teve quer engolir!!!
    Formidável! Até que enfim o Governo resolveu desmascarar esse sórdido jornaleco membro do PIG.
    E o Presidente Lula tambem mandando o seu esperado recado: O MENSALÃO FOI TENTATIVA DE GOLPE!
    Aos poucos vamos desnudando essa canalha golpista.

  18. Stanley Burburinho em 13/novembro/2009 as 11:37

    1 – Presidente da Eletrobrás diz que problema deveria ter sido isolado em Itaberá-SP

    (…)”

    http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/11/11/materia.2009-11-11.1279709012/view
    2 – “Região Sul segurou o dominó da penumbra

    Geral | 12/11/2009 | 03h25min

    Aos primeiros sinais da oscilação da carga a Eletrosul isolou o Sul do restante do sistema interligado

    (…)”

    http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2715250.htm

    3 – Comentário meu – Stanley: por que São Paulo não se isolou do sistema interligado conforme fez a Eletrosul tão logo percebeu a oscilação?

    4 – Por que a Sabesp — que atende a cidade mais rica do país e o governador anuncia nos quatro cantos do Brasil como sendo uma empresa competitiva com ações na Bolsa — não possui geradores de energia? Onde está a governança?

    “Quinta, 12 de novembro de 2009, 16h30 Atualizada às 16h33

    Atingida por apagão, Sabesp não possui geradores de energia

    (…)”

    http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4097732-EI6578,00.html

  19. Jean em 13/novembro/2009 as 11:31

    Apagão ?
    Em Salvador , terceira cidade do país , fomos dormir e acordamos com toda a energia (rs) ! …

  20. Ever Couto em 13/novembro/2009 as 11:23

    PH VEJA O ZÉ DIRCEU ESCREVEU EM SEU BLOGQU13/11/2009 10:41
    Um alerta aos navegantes
    Já faz tempo que a oposição…

    Já faz tempo que a oposição brasileira recorre a um método para influenciar a mídia: aciona um dispositivo internético que dispara emails que abarrotam as seções de cartas dos leitores. E a grande imprensa, com a maioria de seus veículos aliada dos oposicionistas, finge que não sabe a procedência.

    As perguntas que fazemos e estão sem resposta são: até quando nossa grande imprensa vai conseguir manter não só o monopólio da informação e da comunicação, mas também o atraso de impedir a convergência de mídia? Até quando os jornalistas vão se manter desorganizados, sem uma Ordem, um Conselho Federal da categoria e um Código de Ética que mereça esse nome?

    Até quando ficarão sem um órgão regulador do setor e sem regras democratizantes, como existe em todo mundo? Até quando a mídia vai se comportar como um partido político escondendo-se atrás de um discurso hipócrita de defesa da liberdade de imprensa e de informação que, regra geral, não pratica?E O ZÉ DIRCEU ESCREVEU EM SEU BLOG

  21. Timoteo Batalha em 13/novembro/2009 as 11:20

    é fácil Antonio José em 12/novembro/2009 as 20:52

    Ou você acredita na Dilma Rousseff ou acredita do jose serra.
    É só escolher…simples assim.

  22. Cláudio Vilaça em 13/novembro/2009 as 11:13

    PHA,

    PANORAMA TUCANO

    Entre 2003 e 2008, a Cia. Energética de MG – CEMIG pagou em dividendos R$ 6,2 bilhões para os acionistas, a maioria estrangeiros.

    Nestes 6 anos, é como se todos os meses, fosse descontado R$ 14,17 de cada consumidor de Minas Gerais.

    Desde a posse de Aécio em 2003:

    - O tempo médio de falta de energia por consumidor aumentou 27%;

    - Cemig fechou 1561 dos postos de trabalho;

    - Morte de 59 trabalhadores vítimas de acidentes na Cemig, 51 eram terceirizados;

    - A justiça condenou a Cemig a pagar mais de R$ 12,5 milhões em ações judiciais por práticas antissindicais (perseguição aos trabalhadores e ao sindicato);

    - O governo mineiro cobra o ICMS de 30% na conta de luz do consumidor residencial, o mais alto do país. Enquanto o ICMS para bebidas alcoólicas é de apenas 12%;

    - Nos últimos sete anos não houve investimentos da Cemig em usinas no Estado. O Governo Federal, por meio de Furnas, é que está construindo cinco usinas em Minas.

  23. Caio Marcos em 13/novembro/2009 as 11:01

    COINCIDÊNCIA

    Justamente na visita do Presidente de Israel Shimon Peres;

    Ocorre a SABOTAGEM no sistema elétrico Brasileiro.

    Arriégua !!!!!!!!!!!!!!!

  24. vani da col em 13/novembro/2009 as 10:59

    Se há 15 dias a ministra disse que não havia risco de apagão ou blacaute, então mais um motivo para suspeita de sabotagem…

  25. Leonardo Darbilly em 13/novembro/2009 as 10:59

    Hoje o JB está trazendo essa em sua capa essa declaração da Dilma… Mas confesso estar um pouco surpreso com as reportagens que o JB tem feito sobre o assunto, pois está indo na mesma linha das “reporcagens” de O Globo… Uma pena, pois era o único jornal impresso do Rio que estava fazendo jornalismo sério…

  26. Riba em 13/novembro/2009 as 10:57

    PHA e amigos,tenho entendido cada vez mais a fúria e o desespero que se alastra nas redações do PIG,comitês da TUCANALHA e dos DEMOS em Sampa…Tão se alimentando fartamente de carne de AU! AU! conforme reportagem da Rede TV ontem a noite (12/11/09) e apreensão das “IGUARIAS” realizadas pela Vigilância Sanitária Paulista. Ou seja,a “RAIVA” É CRÔNICA.

  27. Zeca Oliveira em 13/novembro/2009 as 10:55

    PHA e demais, sugiro a leitura deste texto bastante objetivo e lúcido.

    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=6&id_noticia=119265

  28. Venusto Casto Francisco López em 13/novembro/2009 as 10:45

    Reparei que alguns leitores estão culpando a Dilma pelo blecaute. Ora, o ser humano, por mais tecnológicamente avançado que seja, ainda não conseguiu domar totalmente as forças da Natureza. Por exemplo, nunca que sabe quando e onde um raio forte pode atingir algum cabo, fio ou equipamento elétrico vital para a transmissão de energia. Lugares altamente adiantados, como os EE.UU. e a Europa, sofrem blecautes de diversas intensidades todo ano. Este negócio de transmissão de energia através de um país enorme é bem complicado por natureza. E nos EE.UU. nunca ninguem culpou o George Bush pelos blecautes!

    E pelo que lí no internet, alguns especialistas no exterior calculam até que os problemas de raios, tempestades e blecautes vão piorar, devido ao fenômeno da mudança climática mundial.

  29. ANDRE CSOTO em 13/novembro/2009 as 10:38

    Ué, se não foi os indios o MST, quem foi? Quem mais não gosta do governo Lula, Para ter sabotado as linhas de transmissão? Ué!!! Tem rato nesse buraco. Já que estão incinuando, que não foi o clima! Voot !!

  30. Regina Cubas em 13/novembro/2009 as 10:35

    O Serra imitou o Maluf mais uma vez, escolheu o segundo colocado para reitor da USP, só o Maluf não tinha escolhido o primeiro, em 1981 (site do Nassif).

  31. Paulo Morani em 13/novembro/2009 as 10:34

    Tem razão Paulo, é um mundo de sonhos mesmo. Longe do PESADELO DE 8 ANOS DE DEMO/TUCANOS. Vade retro. Nunca mais: angustia, apagão de verdade, privataria, compra de votos para 2º mandato, incompetência administrativa, dolar a R$ 4,00, inflação de 28% ao ano, planpo real quase afundadno, DÍVIDA COM O FMI. Adeus pesadelo. Prefiro sonhar. ACORDADO!

  32. Paulo Morani em 13/novembro/2009 as 10:29

    Outra vez a Delia Ortiz, ontem no jn. A Dilma em nenhum momento falou que poderia haver outros “blecautes”. O que ela disse, é que “não se pode garantir que não haverá outro ACIDENTE”. Aí o Paglia (como já disseram aqui) reafirmou os raios e a chuva.Para eles é importante “colar” o apagão no LULA. Vais ser dificil essa próxima campanha. Você, PH, terá uma responsabilidade enorme de continuar a denunciar essa Imprensa golpista. Viva a Cristina, quem diria, da Argentina, nos ensinando!

  33. Anésio em 13/novembro/2009 as 10:20

    PHA,

    Está no Jornal do Brasil:

    Vox Populi: apagão não deve ter impacto relevante nas urnas

    http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/11/13/e131123298.asp

  34. Milton Taidi Sonoda em 13/novembro/2009 as 10:20

    Quando tem blecaute, a Globo mete o microfone na cara da Dilma. Quanto SP inunda, a Globo se relaciona isto ao governo José Serra.

    Que coisa.

  35. Otto Lima em 13/novembro/2009 as 10:12

    Mais uma vez, a oposição e o PIG tentam fazer um fato concreto – neste caso, o blecaute de anteontem – parecer maior e mais assustador do que realmente é, para causar pânico e revolta na população e depois jogá-la contra o Governo. Na esperança de gerar um fato político relevante o bastante para minar a popularidade de Lula e impedir que ele eleja sua sucessora, a oposição e o PIG acabam fazendo tsunami em copo d’água.

    A título de esclarecimento, há uma enorme diferença entre blecaute e apagão:

    Blecaute é um problema técnico pontual, que pode ocorrer em qualquer governo de qualquer lugar do mundo, seja com parque elétrico privatizado ou estatal. É um problema de solução rápida, bastando para isso intervir nas causas e corrigir os problemas. Foi o que ocorreu anteontem.

    Apagão é um problema gerencial crônico, causado por falta de planejamento e de investimentos, caracterizado pelo tratamento inadequado das questões de demanda futura de energia e cuja solução é de médio ou longo prazo. Foi o que ocorreu em 2001, graças às privatizações selvagens promovidas pelo Farol de Alexandria.

  36. Thiago Melo Teixeira em 13/novembro/2009 as 9:59

    PHA – Enquete

    O PIG está fazendo macumba para o “APAGÃO” voltar em que ocasião:

    A – Último capítulo da Novela das oito.
    B – Final da Copa do Mundo de 2014.
    C – Segunda noite de Desfiles de Escola de Samba no RJ.
    D – Final dos 100 metros rasos na Olimpíada de 2016.
    E – Jogo Brasil x Argentina nas quartas de finais na copa de 2010.
    F – Um dia antes do debate entre Dilma e Zé pedágio no segundo turno em 2010.
    G – Jogo Botafogo x Palmeiras no dia 06-12-09, assim ambos culparão o LULA pelos seus fracassos.

  37. nelson juventino bento em 13/novembro/2009 as 9:55

    o tal de caiado,arthur virgilio,agripino maia,aleluia estão falando um monte de asneiras.será que eles se esqueceram que em 2001 durante o racionamento de energia no governo dos demotucanos ate para tomar banho o povão tinha horários fixados,aumento da energia,cotas de consumo,fabricas com turnos parados devido a falta de investimentos do fhc,o que houve na terça feira nada se compara com os desgovernos tucanos,pena que não faltou energia no horário do jornal nacional,assim o sr.bonner e sra.poderiam ir no banheiro mais cedo,ao inves de ficarem vomitando bilis em cima dos telespectadores.

  38. Paulo (BH-MG) em 13/novembro/2009 as 9:54

    PHA,

    mesmo que a oposição não esteja envolvida no fato da queda da rede de transmissão, já fizeram tanta coisa para criar uma agenda, incluo aí ominha desconfiança sobre o vazamento das provas do ENEM, que imediatamente pensamos que podem estar por traz de mais uma armação.
    O Zé Pedágio está, à toda hora, num veículo de comunicação do PIG. Só ele como governador aparece dando pitacos. Você disconfia de algo….

  39. saulo em 13/novembro/2009 as 9:53

    Francisco das Chagas Albuquerque, aqui em Curitiba nao aconteceu nada, viu como foi bom não privatizar a Copel, fomos para rua é nao deixamos, o Jaime Lenner, privatiza-la.
    -Será que alguém com o mínimo de bom senso pode contestar as afirmações da ministra,
    Mas, precisa, o que PIG fez, principalmente a rede Globo, não é suficiente, ficou dois dias tentando derrubar o lula, deu uma noticia que na UTI de uma maternidade do interior de São Paulo, que as crianças estavam correndo risco, mas, é proibido UTI funcional sem gerador, vi a Ana Maria falando que estava com medo de não conseguir gravar o programa do dia seguinte, será que ela não sabe, que eles tem geradores.
    O aconteceu foi uma queda de energia por pouco tempo em vários lugares, São Paulo foi o mais atingido, até hoje não tem água em vários lugares, não sei por que. Mas, em vários lugares, a energia voltou com menos de uma hora, maioria das pessoas foram dormir, as pessoas que foram atingidas, é ínfima se for mensurada pela amplitude que é o sistema elétrico no Brasil.
    Acho que é fato que deve evitado, o que não pode acontecer é querer passar para população, que o mundo ia acabar, como aconteceu com a febre amarela, gripe suína e outras coisa que acontece de errado no governo, tem muita coisa errada neste governo precisamos tentar corrigir, mas não é dessa maneira, a saúde, a segurança e muita outras coisas precisa ser debatida pela sociedade, até mesmo a mídia.
    Com sensacionalismo não resolvemos nada. Quando acontecer fato sério neste governo, ninguém vai acreditar,

  40. Stanley Burburinho em 13/novembro/2009 as 9:51

    Mesmo com apagão Ibope não abaixa audiência da Globo

    novembro 11th, 2009. Published under Globo, João Paulo Dell’Santo.

    O blecaute que atingiu 18 Estados e o Distrito Federal na noite de quarta-feira e início da madrugada de ontem, afetando diretamente a vida de milhões de pessoas, deixou perguntas sem respostas e foi mais um gerador de fatos com consequências ainda sem melhor compreensão. O Ibope, em São Paulo, entre eles.

    No momento do “apagão”, 22h13, a TV Globo registrava 30,3 pontos. Se a pane atingiu todos os lares, inclusive aqueles – presume-se – dotados do peoplemeter, aparelho que mede a audiência, presume-se que a queda deveria ser imediata. Considerando-se o residual, alguma coisa como 2 ou 3 minutos depois. Mas não foi isto que aconteceu. Só às 22h30, a Globo foi dar 0,9.

    Chamado a se manifestar, o Ibope, através da sua Assessoria de Imprensa, enviou a nota abaixo:

    Diante da pane elétrica ocorrida em diversos estados do Brasil na noite de ontem (10/11), informamos que:

    - Em todas as regiões onde o IBOPE Mídia afere eletronicamente o consumo regular de TV, a coleta de dados é realizada via Peoplemeter e a transmissão é feita através do módulo de telefonia celular (de uso exclusivo para o envio) por meio da internet;

    - O IBOPE Mídia conta com uma estrutura preparada para o recebimento das informações coletadas, independente da ausência de energia elétrica, uma vez que possui geradores próprios de energia em sua central;

    - Porém, diante do ocorrido, os domicílios que fazem parte da amostra não tiveram capacidade de transmitir os dados a partir das 22h20;

    - O IBOPE Mídia está trabalhando na análise das informações que foram recuperadas, para garantir que as mesmas sejam disponibilizadas hoje ao mercado, seguindo o padrão de qualidade da empresa.

    http://tvfoco.com.br/globo/mesmo-com-apagao-ibope-nao-abaixa-audiencia-da-globo/

    Apagão resgata a velha e complicada discussão sobre audiência no Brasil

    O que mais se comentou nos bastidores da TV nesses últimos dois dias, foram os números de terça-feira divulgados pelo Ibope, referentes ao período em que houve falta de energia na Grande São Paulo, base da pesquisa, além de outros tantos lugares.

    A audiência apresentada, percebe-se, apenas reforçou a desconfiança das demais redes em relação à sua leitura. Ainda há uma estranheza muito grande com os 9 pontos de média alcançados pelo “Casseta”, que teve 95% do seu tempo dentro do apagão.

    Isto, no campo das possibilidades, conduziu muita gente a imaginar que o registro desses índices saiu de residências com geradores próprios e que grande parte da amostra pode estar concentrada nas classes mais elevadas.

    E aqui, uma pausa se faz necessária: na quarta-feira, o Ibope foi procurado por esta coluna e informou que tem uma “estrutura preparada para o recebimento das informações coletadas, independente da ausência de energia elétrica, uma vez que possui geradores próprios de energia em sua central”. O mesmo, no entanto, imagina-se, não deve acontecer em todos os domicílios onde estão instalados os “people-meters”.

    Outro exemplo, segundo dirigentes dessas emissoras – que evidentemente não querem ser identificados, foi o fato de, no auge da escuridão, um flash do “Jornal da Globo”, às 23h57, com 19 minutos de duração, fazer a emissora subir de 2 para 3 pontos, que acabou sendo a média do “Profissão Repórter”, exibido entre 23h57 e 0h34.

    Neste momento, em que tudo acontecia a favor da Globo, todas as demais, entre elas, SBT, Record e Band, amargavam os previsíveis traços de audiência.

    É o velho e polêmico assunto que envolve a medição de TV no Brasil. Por mais que se fale e se discuta a respeito, sempre fica difícil chegar a alguma conclusão.

    http://tvfoco.com.br/

    12/11/2009

    Apagão derruba tão esperada entrevista de Jô com Ronaldo

    Todas as emissoras se deram mal com o apagão de terça-feira. A audiência caiu consideravelmente. SBT e Record decidiram até reprisar programas para não ficar no prejuízo.

    Jô Soares, por exemplo, estava empolgadíssimo ao entrevistar Ronaldo, mas o apagão acabou com a alegria dele. O programa, que costuma dar entre 6 e 8 pontos no Ibope, caiu para 3.

    Ao anunciar a entrada de Ronaldo, Jô Soares não escondeu o contentamento.

    - Não entrevisto Ronaldo desde 1998.

    A Globo fez uma operação de guerra para bombar a entrevista. Colocou chamadas até no meio da novela Viver a Vida. Geralmente, as chamadas do Jô entram durante o Jornal da Globo.

    http://tvbrnoticias.blogspot.com/2009/11/apagao-derruba-tao-esperada-entrevista.html

  41. claudio capanema em 13/novembro/2009 as 9:49

    O presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz, afirmou nesta quinta-feira (12) que deveria ter ocorrido o “ilhamento” do problema que originou a falta de luz em 18 estados do país. Segundo ele, houve falha e é preciso investigar o motivo que levou o sistema de segurança a não ser ativado.

    “Nós tivemos um problema meteorológico em Itaberá, estado de S.Paulo, que levou à queda das três linhas de 750 Kilovolt (kV), o que significa dizer que perdemos a capacidade de transmitir metade da energia gerada por Itaipu. Deveria ter acontecido o ilhamento do problema para possibilitar o religamento do sistema. Mas como isto não aconteceu, aí o problema se estendeu para as duas linhas de corrente contínua que liga Itaipu a São Paulo. O que é preciso levantar é porque não entrou em operação o sistema chamado ERAT que existe exatamente para levar ao ilhamento”.

    O presidente da holding que controla as empresas de energia do governo disse que não houve problema de falta de energia, mas sim uma interrupção temporária nas linhas de transmissão. Para ele, o sistema elétrico está bem dimensionado e os investimentos foram feitos.

  42. Edgard em 13/novembro/2009 as 9:41

    A oposição está igual ao Fluminense, já condenada porém dando os últimos sinais de vida.

  43. james em 13/novembro/2009 as 9:39

    O Gilberto em 12/novembro/2009 as 20:01, quer saber a diferença entre PT e PSDB…. Pela enésima vez, vamos lá Gilberto:

    LULA-PT: Maior reserva de dólares do país em todos os tempos, pagamento da dívida e saída do FMI, queda dos juros, investimentos em infraestrutura e em produção, distribuição de renda através dos programas sociais inclusivos estimuladno a criação de um mercado interno promissor, passagem incólume e indolor pela maior crise econômica desde 1929, G-20, Copa 2014, Olimpíadas 2016, hegemonia moral na América Latina, Credibilidade e respeito internacional aumentando a auto estima dos brasileiros, queda brutal do custo Brasil, maior aporte de investimentos produtivos, 11 milhões de empregos em 8 anos, Pré-sal e consolidação da democracia.

    FHC-PSDB – Baixa reserva de dólares, privataria, idas constantes ao FMI, elevação brutal dos juros, pouco ou nenhum investimento em infraestrutura, pouco ou nenhum investimento em programas sociais, estímulo exclusivo às exportações, crises, recessão, desemprego, custo brasil elevadíssimo, aporte quase que exclusivo de capital especulativo, juros em 49% ao final do governo, apagões, racionamento, complexo de vira-lata…

    Precisa dizer mais???

    FORA PSDBestas DEMentes re PiG’s!!1
    QUERO LULA DE NOVO COM DILMA 2010 MEU POVO!!

  44. José Emílio em 13/novembro/2009 as 9:33

    Assim como no poema do Drumond que tem o poeta municipal, o estadual e o federal, existe também os apagões: Federal, Estadual e Municipal.
    Tudo bem não deveria haver apagão de forma nenhuma, mas todo dia nesse país, sobretudo nas camadas mais carentes, a energia desaparece para milhões de brasileiros, chovendo ou não com raios que os parta ou não, e não existe todo esse clamor. Na maioria das vezes as responsáveis são a Cemig, Cesp…,todas estaduais.
    Não estou entendendo toda essa polêmica, só porque o apagão foi federal?
    Vocês parlamentares, colonistas politicos, cientistas(?)…. que encheram a imprensa de pseudo opiniões, deveriam conhecer mais o nosso país para opinarem descentemente sobre esses fatos.
    Também vocês( colonistas) que adoram fazer paralelos das coisas do Brasil com outros países, isso acontece no mundo inteiro, basta uma nevasca, um furacão….para que os sistemas de eletricidade fiquem comprometidos .
    Tomou “antipoetas federais”!

  45. sergio em 13/novembro/2009 as 9:32

    assim er que se fala e deixe o pig espernear

  46. José Olavo em 13/novembro/2009 as 9:30

    Aqui a entrevista de Dilma explicando, até criança entende, o PIG não…

    http://www.youtube.com/watch?v=2qDQyo0pZGY

  47. fernando em 13/novembro/2009 as 9:29

    A Dilma bate bem! Já que o vice tem que ser do PMDB, deviam escalar o Requião, que bate mais que a Dilma. Essa dupla botaria o PIG prá correr, fácil, fácil. As toneladas de botox na cara do Barbeiro e as penas da Leitoa iriam voar para tudo quanto é lado, e eles iriam sentir saudades do Lulinha paz e amor.

  48. Thiago Melo Teixeira em 13/novembro/2009 as 9:25

    A SABESP está aproveitando os acontecimentos para jogar toda a culpa do “ENXUGÃO” no Blecaute.
    Terça-feira em nota na CBN, antes do blecaute, a SABESP anunciou que faltaria água das 3 da manhã na quarta-feira até as 4 horas da tarde em alguns bairros da capital paulista para manutenção numa adutora.
    Veio o blecaute na mesma noite.
    Ontem a CBN disse que a falta de água na grande São Paulo foi devido ao “APAGÃO”, inocentando e enaltecendo a raríssima estatal sobrevivente do Zé Pedágio.
    O PIG acha que somos idiotas.

  49. Carlos em 13/novembro/2009 as 9:24

    Que o PIG queira dizer besteiras pra tentar encobrir que Serra está despencando nas pesquisas, vá lá. Duro é você ler coisas que mostram claramente que saber ler, escrever e ter diproma não são sinais de inteligência. Está tão óbvio que o que houve foi um acidente que eu desconfio que quem acredita que o blecaute de terçafeira é um caso da mesma gravidade que o Apagão de FHC sofre de falta de memória, de QI ou excesso de má intenção.

    Por meses tivemos que controlar nossos consumos de eletricidade porque os çábios do primeiro governo FHC não planejaram e nem investiram na geração de energia. Faltou energia, faltou linha de transmissão e, por meses, tive que olhar diariamente para aqueles marcadores do relógio de luz. De terça para quarta, ficanos algumas horas no escuro porque caiu um raio em SÃO PAULO e o sistema de prevenção de SÃO PAULO não funcionou.

    Insisto: estão demonstrando falta de inteligência ou excesso de má intenção.

  50. ana maria em 13/novembro/2009 as 9:24

    Deu na folha on-line.
    “12/11/2009 – 20h21
    Serra volta a criticar sistema elétrico brasileiro; veja

    da Folha Online

    O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), voltou a criticar o sistema elétrico brasileiro nesta quinta-feira após um blecaute atingir 18 Estados. Ontem, o tucano já havia dito que o ocorrido foi “um exemplo perturbador e um fenômeno muito grave”.

    Para ele, o blecaute foi uma prova de como o sistema de fornecimento de energia é falho no Brasil.”

    E tem um video. Mas nao vi.

  51. Costa em 13/novembro/2009 as 9:23

    Porque ela sumiu no dia seguinte ao apagão? Medo de enfrentar o problema?

  52. Carvalho em 13/novembro/2009 as 9:19

    Prezado PHA e amigos.
    Hoje saiu o resultado das eleições para reitor da USP campos de São Carlos.
    O 1º colocado Prof. Dr. Glaucius Oliva, não levou, o escolhodo por Zé pedágio foi o 2º colocado, isso porque ele(Zé) tem divergências com o ganhador de direito, e escolheu o vice para manter as suas mãos sobre a USP SC.
    Obs. Desde a ditadura no governo do Malúf isso não acontecia, é mais uma do Zé chirico aquele”democrata”.
    Dilma neles.

  53. Flavio Ferraz em 13/novembro/2009 as 9:16

    Não sei em que post colocar essa notícia! Mas é uma amostra da “democracia”
    do Serra.

    Serra escolhe Rodas, o 2º da lista, para reitoria da USP
    Governador não tem muitas informações sobre Glaucius Oliva, primeiro
    colocado no pleito

    Julia Duailibi e Renata Cafardo, de O Estado de S. Paulo -
    SÃO PAULO – O jurista e diretor da Faculdade de Direito do Largo São
    Francisco, João Grandino Rodas, é o novo reitor da Universidade de São Paulo
    (USP). Ele ficou em segundo lugar nas eleições realizadas quarta-feira, 11,
    na instituição, atrás do cientista Glaucius Oliva, mas era o candidato
    preferido de José Serra. Essa foi a primeira vez desde a ditadura militar
    que um governador não escolheu o primeiro da lista tríplice para reitor.
    A escolha está publicada no Diário Oficial de sexta-feira, 13. A lista
    tríplice tinha sido entregue oficialmente ao governador no início da noite
    desta quinta-feira pela reitora Suely Vilela e pelo secretário de Ensino
    Superior, Carlos Vogt. Desde o fim das eleições na USP, Serra vinha sendo
    aconselhado a escolher Rodas, que é bem visto por secretários e assessores
    do governo.
    A avaliação no governo é de que a decisão não traria grande prejuízo
    político, já que o cientista Glaucius Oliva venceu o pleito, mas não teve a
    maioria dos votos na instituição. Serra não conhece bem o cientista e tinha
    poucas informações sobre sua experiência administrativa. O terceiro da lista
    foi o pró-reitor de pós-graduação e físico Armando Corbani.

    Veja mais informações na edição de sexta-feira, 13, do jornal O Estado de S.
    Paulo

  54. Luiz Carlos S.Lopes em 13/novembro/2009 as 9:15

    Caro PHA,
    Bom dia.
    Esses jornais da Globo estão se superando. Nesse do vinheiro hoje de manhã já foi possível ver que a cada dia estão mais que apavorados com o retumbante fracasso que próximas eleições lhes reserva.
    Os comentários do ex porta voz da ditadura, A.Garcia, já não escondem a contrariedade ante qualquer ação do governo Lula. São comentários nervosos mesmo. E a tal Zilleydh força nas entonações ao levantar a bola pros comentaristas globais de meia pataca….tudo dentro de um esquema que visa diminuir (ou zerar), um a um, os inúmeros avanços sociais que a gente está vendo nesses 7 anos.
    Agora, uma pergunta: Porque o Gov. Federal não exige direito de respostas; correções; divulgação de dados reais; etc. diante das noticias enviezadas que esses caras insistem em dilvulgar?
    A continuar assim até as eleições, esses editores, comentaristas, colonistas, reporteres, apresentadores, etc… farão dos telejornais meros jornalzinhos de campanha da turma TUCANO-PEFELISTAS.
    Ora…. dá licença.

    Luiz

  55. Léo Costandrade em 13/novembro/2009 as 9:07

    É interessante que em 2.003 houve um apagão (blecaut se preferirem) nos Estados Unidos e Canadá que durou 2 dias, não me lembro de ver a mídia acusando o governo americano, agora acontece um incidente raro,mas, previsível no Brasil e cai todo mundo de páu em cima do governo, inclusive mais específicamente em cima da Dilma que já deixou de ser ministra da energia há muito tempo, é muita sacanagem.

  56. Ronaldo da Silva Pacheco em 13/novembro/2009 as 9:06

    Queda na arrecadação com a D. Lina, furto das provas do Enem na gráfica do grupo Folha, queda de 3 linhas de transmissão no interior de São Paulo, …

  57. Urias de Oliveira em 13/novembro/2009 as 9:00

    Ola PHA, o apagão do PIG é maior que do FHC, e é para proteger o Zé Pedagio ele só manda o serviços para o municipio a grana ele usa na propagando do PIG.
    Olha a matéria do terra sobre a marcha dos prefeitos e o PIG nada de dar uma nota que seja.

    O link segue abaixo da reportagem do tv terra.

    http://terratv.terra.com.br/Noticias/Brasil/4194-254697/Prefeitos-se-reunem-em-Marcha-para-pressionar-Estado.htm

  58. Milton Taidi Sonoda em 13/novembro/2009 as 8:57

    Serra escolhe o segundo mais votado da lista tríplice de candidatos a reitor da USP.
    Coisa do tempo da ditadura.
    Um absurdo.

    http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2009/11/11/usp-define-nomes-dos-tres-candidatos-reitor-914711727.asp

    http://www.folhadaregiao.com.br/noticia?124545

  59. Wilson em 13/novembro/2009 as 8:41

    PHA,

    Coloca algum comentario ai….mais uma do ditadorzinho Zé pedagio Motosserra….
    O Serragio nomeou o segundo colocado das eleições para reitor da USP, mostrando que democracia não é com ele e Demotucanos. Desde a ditadura militar o governador não nomeava outro que não fosse o vencedor da eleição!

  60. Luiz Antonio em 13/novembro/2009 as 8:29

    Lulãaaaaaao , é o 33 homem mais poderoso do mundo, dito pela revista Forbes, FHC, SERRA, JOSÉ AGRIPINO, ARTHUR VIRGILIO, MADRASTA GLOBO, FOLHAO, ESTADÃO E VEJA, não aparece nem em 5 milhoes. Um grande abraço do amigo do LULÃOOOOOOOOOOOOOOOO.

  61. Gilberto em 13/novembro/2009 as 8:27

    Se me permitirem um comentário adicional: o INPE descartou que qualquer problema relacionado a raios ou chuvas pudesse ter causado o dito blecaute.

    E agora José?

  62. wellington b gueiros em 13/novembro/2009 as 8:27

    O que houve foi um blecaute, APAGÃO É BARBEIRAGE É COISA DA OPOSIÇÃO. Daria uma otima camiseta.

  63. Gilberto em 13/novembro/2009 as 8:26

    Cara nona fernandes em 12/novembro/2009 as 20:50,

    Obrigado pelas palavras. Sinceras e esclarecedoras. Mas cabem algumas ponderações:

    1) Quando PT era oposição, uma de suas bandeiras era a ética na política. “Outra forma de fazer política”. Os outros eram corruptos e os aliados iluminados. Só que aí o PT assumiu o governo. E se aliou a Sarney, a Collor, a Edson Lobão, a Geddel Vieira e a gente do mais alto gabarito. Daí o choque de realidade e a minha ponderação: onde PT se diferencia do PSDB?

    2) Eu não fico surpreso com o caixa 2 de campanha, se assim voce prefere chamar. Eu acho graça quando ninguém para pra raciocinar. Ora, se houve caixa 2 de campanha é porque o dinheiro seria destinado para fins, vamos dizer assim, pouco republicanos. No portugues vulgar, comprar apoio. Isto é ou não é o mensalão? E aí o mais engraçado: todo mundo sabia, menos quem????

  64. Carlos Cunha em 13/novembro/2009 as 8:24

    PHA, não deixe de postar essa: por 50 reais, Mr. Cardoso fala bem do Holocausto!

    http://www.youtube.com/watch?v=MmTDZEqGReU&feature=player_embedded

  65. Andre Beli em 13/novembro/2009 as 8:23

    Dá-lhe Dilma!

  66. Rogerio dos Santos em 13/novembro/2009 as 8:14

    PHA,

    Vc viu o Serra escolheu o segundo colocado da lista triplice da USP so pq ele é ligado a atual reitora e a folha de São Paulo noticiou o contrario que ele tinha escolhido pq o primeiro da lista era ligado a reitora.

    O Glaucius Oliva é um excelente professor e titular o indicado pelo Serra nem titular é !

    Fazia 28 anos que o governador de SP nao nomeava o primeiro indicado pela USP como reitor …desde a época do Maluf.

  67. wellington b gueiros em 13/novembro/2009 as 8:05

    PHA,

    O PIG e em especial o Jorna Nacional estão batendo nos prejuizos do ” apagão”, uma perguntinha simpatica o que dá mais prejuizos a população de São Paulo 04 horas de blecaute, as enchentes inteminaveis ou os pedágios.

  68. josé eduardo botelho em 13/novembro/2009 as 7:49

    Bom dia
    Penso que o blackout pode ser definido tambem como o inicio da campanha/2010, Serra vestiu-se de eletricista e entrou pela porta dos fundos.

  69. Edir Vidal em 13/novembro/2009 as 7:32

    Pra mim houve sabotagem…já repararam que ocorreu em S.Paulo-sempre lá-e logo depois da Dilma ter subido 4 pontos.Não é a velha coincidência que a gente já conhece de velhos carnavais?

  70. ROSE em 13/novembro/2009 as 6:17

    Blecaute? Apagão? Racionamento?
    Só tem um culpado – SÃO PEDRO – acusado e condenado à revelia, sem direito a julgamento, defesa, contraditório.

    Governo? Governantes? Ministros? Apadrinhados nas Estatais?
    São sempre competentes e inocentes, coitadinhos…

    Quem “paga o pato”? Quem paga o prejuízo?
    Adivinhem…

  71. Paulo J. Bastos em 13/novembro/2009 as 5:41

    Este “apagão” (Blecaute) no governo de lula (no máximo 4 horas) foi uma “marolinha se comparado ao “Apagão Tsunami” (9 meses – 45 bilhões de prejú no minimo) dos tempos de FHC!

  72. Paulo J. Bastos em 13/novembro/2009 as 5:31

    ATENÇÃO GLOBO, a DILMA TÁ CERTA:
    Escândalo do apagão
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    “…É importante notar que no português de Portugal, “apagão” é uma palavra que pode se referir a qualquer tipo de blecaute, especialmente cortes acidentais de energia, e NÃO um racionamento forçado, como inicialmente significava o APAGÃO BRASILEIRO, pois no POTUGUÊS do Brasil, as quedas ocasionais de energia, quando o restabelecimento demora mais que alguns minutos, são denominadas BLECAUTE…”.

  73. ligia maria em 13/novembro/2009 as 5:01

    Adorei ontem a Dilma dando entrevista, encarou geral a turma do PIG.

  74. Catarinense em 13/novembro/2009 as 2:37

    vamos até chegar ao ponto de extremos onde o que cabe é tratar o PIG como o Pig trata o Brasil, devemos dar ao PIG o mesmo tratamento que o PIG DÁ AO Brasil, alguém duvida disso?

  75. Catarinense em 13/novembro/2009 as 2:32

    Atenção todos vazamento da prova do Enem, caos nos trens suburbanos dso Rio de Janeiro, blecaute de energia de Itaipú, alguém duvida de que há uma orquestração, estão querendo criar um clime de Rio Centro, quando uma bomba explodiu no colo de um sargento do exercito, que estava lá para executar uma tarefa do exército e todos sabem disso até hoje. Cuidado não vamos nos esquecer, se eles vão recrudescer, vamos recrusdecere tb na mesma moeda, ok?

  76. Fábio Araújo em 13/novembro/2009 as 2:11

    PHA, o PIG à beira de um ataque de nervos. Saiu no Blog do Ailton lá de Natal:

    JORNALISTA CRITICA ESTATAIS POR ANUNCIAR LÁ FORA

    Ricardo Noblat anda irritado com o governo brasileiro. É que algumas estatais como a Petrobras e Banco do Brasil decidiram anunciar nos jornais americanos.

    Esta semana, o jornal “New York Times” publicou um anúncio de duas páginas sobre as vantagens de se investir no país. Noblat, claro, não gostou.

    Vai na íntegra o que o ”menino de recado” de José Agripino Maia publicou na madrugada desta sexta-feira em seu blog:

    Bem na foto, mesmo paga

    Estatais põem anúncio de 2 páginas no NYT para exaltar economia do Brasil

    De Marília Martins:

    Resultados da economia brasileira são destacados no exterior, mas o governo tem ajudado não só com medidas como também com propaganda. O jornal “New York Times” publicou ontem, em sua seção de negócios, um anúncio de duas páginas inteiras com material promocional que parecia simular uma reportagem sobre a economia brasileira. O título: “Brazil rising: an emerging economic super-power stakes its claim” (”Brasil cresce: uma potência econômica emergente reivindica a sua parte”).

    O texto do anúncio, patrocinado por grandes estatais brasileiras como Petrobras e Banco do Brasil, diz que a economia brasileira está vivendo um momento de dinamismo com a ofertas de oportunidades vantajosas para investidores americanos.

    O texto, de propaganda e pago, não tem uma linha sequer sobre o apagão de terça-feira à noite, que atingiu 18 estados e mais de 60 milhões de brasileiros. É um material promocional, que apenas ressalta resultados positivos da economia pós-crise global.

    “Nunca o momento foi tão propício para que empresas americanas invistam no Brasil”, diz o texto do anúncio, redigido por Robert McGarney, um escritor free lancer que oferece seus serviços de redator pela internet e que já assinou mais de 1.500 textos, muitos deles em material publicitário que simula reportagens jornalísticas.

  77. José Ferreira de Brito Neto em 13/novembro/2009 as 1:57

    É estranho as coisas acontecem na república bandeirante e a Globo se encarrega de fazer sensacionalismo golpista, não há como um dia após o outro.

  78. Jota Maués em 13/novembro/2009 as 1:43

    No dia do apagão, todos os telejornais do PIG diziam que foram 9 os estados atingidos pelo blecaute, uns mais outros menos. Agora só se fala em 18 estados. Este número é o mesmo do apagão do Farol que durou 3 anos sem contar o racionamento que atingiu todo o país durante 6 meses. Eu quero o meu dinheiro de volta que está entre os 45 bilhões de reais que os brasileiros pagaram por determinação do Farol de Alexandria. Como pode, o País não tinha energia suficiente para a demanda, gerou o apagão e o racionamento e o consumidor ainda tem que pagar!… Só mesmo no governo do Farol.

  79. Washington em 13/novembro/2009 as 1:36

    Meus amigos e cara PHA, a coisa do apagão está chegando perto de apontar para alguém em São Paulo. Deu no Vermelho:

    12 de Novembro de 2009 – 17h41

    Eletrobrás questiona por que SP não acionou sistema anti-blecaute

    O presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz, disse à Agência Brasil que deveria ter ocorrido o “ilhamento” do problema que originou a falta de luz em 18 estados do país. Segundo ele, houve falha e é preciso investigar o motivo que levou o sistema de segurança a não ser ativado.
    “Nós tivemos um problema meteorológico em Itaberá, estado de S.Paulo, que levou à queda das três linhas de 750 Kilovolt (kV), o que significa dizer que perdemos a capacidade de transmitir metade da energia gerada por Itaipu. Deveria ter acontecido o ilhamento do problema para possibilitar o religamento do sistema. Mas como isto não aconteceu, aí o problema se estendeu para as duas linhas de corrente contínua que liga Itaipu a São Paulo. O que é preciso levantar é porque não entrou em operação o sistema chamado ERAT que existe exatamente para levar ao ilhamento”.

  80. Maurício Gil - Floripa (SC) em 13/novembro/2009 as 1:21

    E mais esta agora, lida no Blog do Azenha: presidente da Eletrobrás diz que SP não ativou sistema anti-blecaute.
    Aí tem, pode crer!

  81. Tia carmela em 13/novembro/2009 as 1:09

    Do fundo da Caverna do Ostracismo, onde reside, FHC cobrou providências de Serra sobre o apagão. Serra então tomou a iniciativa de substituir a Matemática pela Confecção de Velas no currículo da rede de ensino estadual. Segundo o secr. da Educaçào, Paulo Renato Gates de Souza, as crianças nunca iam aprender a fazer contas, mesmo…

    http://byebyeserra.wordpress.com/2009/11/11/apagao-fhc-exige-providencias-de-serra/

  82. Suzana em 13/novembro/2009 as 1:01

    Bom PHA, como alguns engenheiros já falaram, apesar das obras serem sempre super-dimensionadas, sempre haverá uma situação atípica e inédita (especialmente no que concerne ao clima, quase sempre imprevisível), onde toda preparação ainda será insuficiente.

    É a mesma situação de um rio, como por exemplo o Tietê, que ficou um bom tempo sem transbordar após as obras da calha, mas que fatidicamente, num dia de chuva torrencial de algumas horas não suportou o excesso de água. Normalmente acontece assim: “choveu mais nas últimas horas/dias do que no mês inteiro”.

    A pergunta é: quanto dinheiro tem-se que investir para tornar um projeto de engenharia “a prova de erro” (se é que isso existe….) ou 100% seguro ?

    Será que não haverá gente, que vai criticar pelo excesso? Claro que sim. Já posso até prever as criticas: “com tantas outras prioridades, o governo gasta 5, 10 vezes mais do que outros projetos “similares” ao invés de investir ali ou acolá. Deve haver um super-super faturamento e um monte de gente, desviando verbas”

    Pra resumir: se faz é porque fez. Se não faz é porque não fez e porque é incompetente, neguigente e irresponsável. Certo?

    Realmente, não dá pra agradar a gregos e troianos. O tempo inteiro. Sempre.

    Diz a lenda, que nem o J.Cristo conseguiu agradar a todos. Imagina aqui no Brasil, onde praticamente tudo tem um viés político.

  83. Washington em 13/novembro/2009 as 0:57

    O mundo girando, as coisas acontecendo, milhares de desabrigados pela enchente na baixada fluminense, assaltantes roubam o cofre da casa do empresário em São Paulo ( tiram o carro do empresário da garagem, botam o carro deles no lugar, carregam o cofre e saem, dando tchauzinho para os carros da polícia que estão estacionados lá fora, não se sabe para quê). Tudo isso ocorrendo, Simon Perez ganha uma camisa do Corinthians, a Madona passeando em Ipanema e o JN da Globo patinando, patinando, patinando no apagão. Já entrevistaram até os gatos de rua para perguntarem como se sairam no apagão…que tristeza, uma organização Globo terminar assim.

  84. Swamy em 13/novembro/2009 as 0:41

    PHA,
    Acho que essa vale um tópico: Deu na Folha Online:

    O professor João Grandino Rodas foi escolhido pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB), para o cargo de reitor da USP (Universidade de São Paulo). Segundo apurou a Folha Online, a decisão foi tomada nesta noite pelo político tucano e só deve ser anunciada oficialmente amanhã. Essa é a primeira vez que o mais votado na USP não é empossado reitor desde a ditadura militar.

    PS: O último que fez isso foi o MALUF na década de 80.
    Eita Zé Pedágio democrata!

  85. jose carlos lima em 13/novembro/2009 as 0:39

    Senão o presidente Lula, ao menos o Ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, deveria entrar em cadeia nacional de rede e tv para falar aos brasileiros, para esclarecer o que ocorreu e assim acalmar a popualação. Na época do mensalão o presidente deveria ter feito isso e não fez, isto é reconhecido como um erro não ter o presidente ter agido com os instrumento ao seu dispor, o poder de usar o rádio e tvs para falar ao povo, pois a depender do imprensalão.. a imprensa está colocando o país sob estado de pavor, um verdadeiro terrorismo. Como no caso das provas do ENEM, os causadores da tragédia dão uma de bonzinhos. Na verdade gatos que dão o tapa e escondem a unha. SP não fez o ilhamento, não evitou o alastramento do apagão quando poderia ter feito isso…porque será.

  86. Vinicius em 13/novembro/2009 as 0:29

    PHA,

    Vamos a uma trégua (no fundo, sou seu fã).
    O JN desta 5ª feira carregou contra a Dilma… (fez bem)
    Deixou uma mensagem subliminar de que a Dilma tem culpa no cartório (pra mim, tem).
    Não entendi por que até agora vc não meteu o pau na reportagem da noite desta 5ª feira.
    Sou seu fã (você tem um texto inigualável para TV), mas tenho de dizer:
    Dilma 2010: apague esta ideia.

  87. Angela em 13/novembro/2009 as 0:17

    Competência da Eletrosul – Entrevista do Diretor de Operações da Eletrosul

    Região Sul segurou o dominó da penumbra

    Aos primeiros sinais da oscilação da carga a Eletrosul isolou o Sul do restante do sistema interligado

    A imagem do efeito dominó utilizada para explicar a propagação do blecaute que deixou no escuro cerca de 800 cidades brasileiras entre o final da noite de terça-feira e a madrugada de ontem também serve para ilustrar a razão de o Estado e a Região Sul terem escapado praticamente ilesos da falta de energia elétrica.

    Aos primeiros sinais da oscilação da carga, a Eletrosul, responsável pela operação de 80% das linhas de transmissão da região, isolou o Sul do restante do sistema interligado.

    – Naquele momento, nos isolamos do país, cortando as linhas que ligam o Sul ao Sudeste. Se o blecaute ocorre por um efeito dominó, seguramos uma pecinha para não deixar cair o restante – explica o diretor de Operações da Eletrosul, Antônio Waldir Vituri.

    fonte:http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2715250.htm

  88. Guilherme Milani em 13/novembro/2009 as 0:14

    É um cara-de-pau esse Zé Pedágio. Olha a última dele:

    apagão – Serra cobra explicações?
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u651510.shtml

    Então tá. Qdo ele, Serra, vier a público explicar o desabamento da estação Pinheiros, que vitimou 7 pessoas, sendo uma delas moradora do meu prédio, então talvez – eu disse TALVEZ – ele possa se dar ao luxo de cobrar algo do governo federal. O cara é uma ameba que foge da responsabilidade. Lembram da guerra das polícias em frente à sede do governo? Lembram da invasão da USP pela PM? Cadê o Serra pra comentar esses fatos?

    Vai catar coquinho, Zé Pedágio. Vc envergonha o povo paulista, pelo menos a minoria consciente.

    Vade retro!

    Abçs, Guilherme Milani, SP.

  89. Luiz Fernando em 13/novembro/2009 as 0:13

    Aqui em Brasília tem gente achando que não foi acidente é sim sabotagem. Mas com certeza não foi o mesmo apagão do disgoverno do senhor FHC.

  90. Marcos Castro em 13/novembro/2009 as 0:11

    O Pig distorce tudo! Deu na Falha online: “Dilma admite que houve blecaute” quando na verdade ela diz que não houve apagão e sim blecaute, querendo dizer que houve apenas uma falha momentânea no abastecimento de energia e que é bem diferente do apagão do FHC. Só faltava ela querer negar o blecaute? O PIG é ridículo…

  91. Ali Kômiko em 13/novembro/2009 as 0:11

    Zé Pedágio desrespeita a democracia na USP.
    Um reitor foi eleito mas o Ditador escolheu o 2º colocado.
    Zé Pedágio, o gênio, segundo titia, não gosta de democracia,
    Gosta é do poder policial.

    http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,serra-escolhe-rodas–o-2o-da-lista–para-reitoria-da-usp,465650,0.shtm

  92. Sérgio Ricardo em 13/novembro/2009 as 0:05

    Essa vale a pena lembrar. La pela meia noite de terça para quarta, a menina do Jô, Lúcia Hipolito, por telefone, filosofando o quanto somos dependentes da energia elétrica, disse que só aqui não se preparava para o verão onde se gasta mais energia. Culpava Lula por reduzir o IPI da linha branca. Ou seja, na opinião da leiga, a despeito do que dissera o especialista, há pouco ouvido, o apagão se dera porque os pobres trocaram as geladeiras velhas por outras mais econômicas. Tenho uma geladeira aqui (bege) com mais de 20 anos e não sabia que estava sendo ecologicamente correto ao mantê-la. Ouvindo e aprendendo.

  93. diego em 13/novembro/2009 as 0:00

    O objetivo do Império é desestabilizar a sociedade brasileira, dividir o Brasil em varios paises e ficar com as riquezas da Amazônia. Os integrantes do PIG, PSDB, DEMO, PPS, PV e PSOL se prestam a esse serviço.

  94. Augusto Conde em 12/novembro/2009 as 23:59

    Estão falando que 18 Estados foram atingidos. Eu gostaria de saber quais. O estranho é que moro em Curitiba capital de cujo Estado localiza-se a usina de Itaipú (que levou a culpa) e que é um dos mais dependentes do fornecimento desta, e aqui não houve blecaute. Ouvi dizer que em Pernambuco houve; que eu saiba, lá a energia elétrica é fornecida pela CHESF (Companhia Hidroelétrica do São Francisco) e geradas por usinas na própria região (Paulo Afonso, etc). Acho que a midia tá aumentando (e inventando, claro…). Desculpem-me os irmãos lusitanos, mas isso me lembra uma velha piada sobre o reporter dando a notícia sobre um helicóptero que caíra no cemitério: “…até agora as equipes de resgate já encontraram 2000 corpos….”

  95. Sérgio Ricardo em 12/novembro/2009 as 23:56

    Eu acompanhei. Chamaram vários especialistas Engenheiros Elétricos. Tanto a CBN pela madruga, e ao final do dia, bem como o “Bom dia, Brasil” pela manhã, tentaram de todo o jeito arrancar dos professores algo como: “dava para evitar, sim”. As respostas sempre foram as mesmas: hoje o Brasil produz energia de sobra, foram feitos os investimentos necessários, a rede está toda interligada, tudo é o oposto ao que aconteceu em 2001. Engenharia, trabalha dentro do previsível. Não há obra 100% segura. Para evitar mesmo, só com um sistema (que ainda não existe) com computadores controlando tudo. Não dando certo a estratégia de chamar especialistas, o Jornal da Globo deixou o Artur Virgilio dar seus chiliques televisivos e depois contabilizou os prejuízos. Por fim, linkaram os Estados Unidos para dizer que Obama quer gastar US$ 6 Bilhões, para reduzir os atuais 3 blackouts por década nos EUA, para um só. Qualquer um com inteligência superior à do Homer Simpson vai perceber que a tese “dava para evitar” caiu.

  96. Eduardo Oliveira em 12/novembro/2009 as 23:51

    OLHA A BOMBA DO BLECAUTE EM SP!

    Veja só colegas internautas como anda a democracia aqui em SP, isso o PIG não se indigna, porque é um dos seus aliados fazendo todos tipos de atrocidades contra a democracia, especialmente a paulista, onde esta num cabresto maior que a dos nordestinos.

    Desde a época dos militares não havia algo tão surreal quanto essa praticada pelo (des)Governo de SP, onde escolheu o 2º colocado na eleição de reitor da USP, sabe por que, o governador não conhecia o vencedor, que ficou bem a frente do escolhido ao cargo, e além disso, não é do grupo de amigos do José Serra.

    Veja só, apenas os militares realizaram o que este governador aprontou, e olha que faz muito tempo que saímos deste regime de excessão no país, e parece que estamos voltando aos poucos, com tantos agentes da CIA nas redações da grande mídia!

    Então para que serve as eleições para reitoria da USP, se o cargo é por indicação, de preferência tucanos!

    Segue a fonte da notícia, para suas conclusões:
    Serra escolhe Rodas, o 2º da lista, para reitoria da USP

  97. jbmartins em 12/novembro/2009 as 23:50

    Estou com pena do Battisti, esta na maos do Sr. Gilmar Dantas, vejam neste link, vai ser mais uma vergonha
    http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/11/12/materia.2009-11-12.6116413201/view

  98. alexblaw em 12/novembro/2009 as 23:49

    A Dilma ta mais que certa. Deixar o pig falar asneira até tropeçar………..

  99. Rutger Hauer em 12/novembro/2009 as 23:48

    Acho bom o PIG tentar inventar outra crise. Essa do blackout, que não colou mesmo, não foi boa idéia, pois em comparação com o apagão do FHC, o de 1999 perde de 400 a zero pro de 2009. Foram 8 meses de racionamento pesado devido a incompetência tucana contra cinco horas de blackout por conta de algum “acidente”, que ocorreu justamente em… tcham, tcham, tcham, tcham… SÃO PAULO!!!!!!!!!

  100. Moacir Nobrega Alves em 12/novembro/2009 as 23:43

    apagão deu a amostra do que virá dos meios de comunicação na campanha eleitoral. Já durante a escuridão, um comentário radiofônico explicava à população ansiosa que a redução do IPI de produtos da chamada linha branca, levara a muitas compras, que provocaram excesso no consumo de energia…; pela TV, um outro dava o seu bom dia com a sugestão de que o apagão poderia dever-se a ato do MST ou de índios. Horas depois, pelo rádio: “Dilma não fica imune; no centro da questão fica a capacidade de gestão da ministra” (Jânio de Freitas; Folha, 12-11 (extraído da Agencia Carta Maior).
    A propósito, o comentário radiofônico, a que se refere o Sr. Janio de Freitas, é da Sra. Lucia Hipólito na radio CBN…foi hilário! Abraços Moacir.

  101. Sérgio Ricardo em 12/novembro/2009 as 23:39

    A Secretária de Abastecimento de Serra disse na madrugada de quarta à CBN que não havia risco de falta de água em São Paulo, pois a SABESP tinha geradores para distribuir sua rede. Na quarta à noite, em entrevista ao Jornal da Globo, que mostrava os “prejuízos do apagão”, o Presidente da SABESP explicava que faltou água de manhã porque a distribuição depende da energia elétrica. Eles esqueceram de ensaiar…

  102. jbmartins em 12/novembro/2009 as 23:38

    Antonio José não precisa acreditar, fique ai sentado neste puleiro de Tucano acreditando nas promessas Tucanas, se for melhor para você.

    Antonio José em 12/novembro/2009 as 20:52
    Há 15 dias atrás ela deu entrevista dizendo que não havia risco de blecaute, apagão, seja lá o que for. Como acreditar nesta senhora?

  103. Aldo em 12/novembro/2009 as 23:38

    Antonio José, você acredita em QUEM ENTÃO??? No Zé Vampiro Nosferatu das Ambulâncias Superfaturadas & Alston??? Ou no Aécio NEVER?????????

    VÁ POSTAR NOS SITES DO PIG, SEU MANÉ!!!

  104. João Batista em 12/novembro/2009 as 23:27

    Gostaria de ver a PF apurando o caso.
    Sério mesmo, eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem!

  105. José de Magalhães Heringer em 12/novembro/2009 as 23:26

    Eca, que nojo, a brincadeira do barbeiro na CBN, com relação ao ministro lobão,
    Será que isto é Jornalismo? liberdade ou libertinagem, eu acho que é falta de respeito, e falta de vergonha na cara, isto é, se realmente este senhor for realmente jornalista …

  106. HENRIQUE em 12/novembro/2009 as 23:22

    Engraçado e triste ver a manipulação do pessoal do DEM/ PSDB , comparando um apagão de 8 meses com uma falta de energia. O governo deveria abrir uma discussão clara e expor os motivos o quanto antes para não dar chance aos aproveitadores preconceituosos e incompetentes do PSDB e outros safados.

  107. Rivaldo - Salvador em 12/novembro/2009 as 23:18

    PH,

    Vários cientistas de universidades brasileiras alertaram o FHC sobre a redução dos niveis de águas nas barragen salém do normal; previsões de escasses de chuvas devido ao el niño e el niña e a necessidade de interligar o país com novas linhas de transmissões de energia, para levar energia do norte para o sul e sudeste do país e vice versa, quando fosse preciso.

    Os cientistas também sugeriram interligar algumas bacias hidrográficas.

    Nada foi feito para economizar dinheiro e pagar o FMI.

    Lula fez novas linhas de transmissões, criou o programa de energia elétrica para todo o país (luz para todos) e está construindo novas hidrelétricas no norte do país.

    Graças a energia abundante no Brasil, a partir da era Luala, novas indústrias estão vindo para o país e várias deverão ir também para o norte e nordeste do país, elevando a renda do povo e reduzindo a desiguladade social regional ainda existente.

    Bye Bye Zé Pedágio.

    Go to the hell FHC!

  108. Evelin em 12/novembro/2009 as 23:15

    O médico, engenheiro urbano, economista e engenheiro elétrico, o doutor em
    tudo, José Serra ainda acredita que o povo acredita em suas blasfênias.
    Chega a ser ridículo seus comentários e suas colocações. Se esse cidadão
    fosse um pouco, apenas um pouco, inteligente iria perceber o quanto ele é
    usado pelo PiG e suas castas, os Frias, os Civitas, os Mesquitas e os Marinhos.
    Eu chego a ter pena desse coitado. Nunca vi tanta incoerência em uma única
    cabeça, nunca vi tanta ingenuidade em um homem público para se deixar iludir
    com as armações da mídia golpista. Eu duvido que o sombra do Tancredo, o
    Aecio Neves deixasse ser manipulado dessa maneira.
    Não há a menor possibilidade desse fantoche vencer a competência da Dilma.
    A Globo não deixa o Serra tirar o FHC do pescoço . 2010 será uma barbada.

  109. Karena em 12/novembro/2009 as 23:08

    Apagão!?Desde o começo isso me cheira a ARMAÇÃO!A oposição,juntamente com PIG do PUM estão desesperados!kakakakakakakaka :D

  110. Marcelo Pinheiro em 12/novembro/2009 as 23:07

    Deu no Vermelho: Eletrobrás questiona por que SP não acionou sistema anti-blecaute. Este blecaute tá com a a cara do Zé Pedágio.

  111. Rubão em 12/novembro/2009 as 23:04

    PHA, aí vai uma sugestão para enquete:

    Por que a respiração da Miriam Leitão, ao noticiar o blecaute, estava tão sôfrega, entrecortada e pesada?
    a) Ela, de fato, acreditou que chegara a hora do fim do mundo
    b) Ela é asmática
    c) Ela estava só prestando uma homenagem aos repórteres do antigo Aqui e agora
    d) Querendo ser popular, resolveu plagiar o estilo o estilo do Aqui e agora
    e) Urubólogos sempre se excitam com notícia ruim
    f) Ela estava tendo orgasmos múltiplos
    g) Estava entrando em trabalho de parto.

  112. Bergson em 12/novembro/2009 as 23:04

    RACIONAMENTO DE ENERGIA EH BARBEIRAGEM!!!!
    DILMA 2010

  113. José Luiz R. dos Santos em 12/novembro/2009 as 23:00

    Segundo reportagem do Jornal do SBT, para que o sistema elétrico fosse desarmado seria necessário que uma quantidade muito superior de raios ter caído ao memo tempo para que o fenômerno pudesse ocorrerr. O blecaute acontececeu no Estado de São Paulo, depois de Serra cair na pesquisa e da Secretária de Saneamento e Energia dizer que era impossível essa fato ocorrer. A Polícia Federal precisa urgentemente investigar , tem “dente de coelho” no ar.

  114. Hélio em 12/novembro/2009 as 22:58

    Que fique bem claro, como a luz que vos ilumina agora.

    Apagão, é falta de energia produzida na fonte/origem,por falta de
    água,gás,ventos,bagaço de cana, uranio enriquecido,e
    principalmente por falta de planejamento ou gestão.

    Black out ou blecaute é corte temporário no fornecimento de energia
    por problemas nas redes ou subestações de transmissão.

    Portanto, o que ocorreu por volta de 22:15 h. do dia 10/11/09 foi
    um blecaute

    E o que ocorreu no desgoverno do FHC, vendilhão da pátria, foi
    um apagão prolongado por 8 longos meses, a um custo de 45
    Bilhões de R$, conta que pagamos todos.

  115. E agora José? José Calos Tressino. em 12/novembro/2009 as 22:58

    “…Responsabilidade…” Aqui em casa, zona leste de São Paulo, a responsável é a Eletropaulo e fim de papo! E tem mais, o cidadão não tem que provar nada, a Eletropaulo é quem tem que provar que não sofremos danos…Obs: “… O direito não socorre quem dorme…” Procure um advogado!

  116. oswaldo em 12/novembro/2009 as 22:55

    Todo santo dia Mozart compõe e toca uma grande orquestra, Salieri não aguenta ver toda a orquestra afinada com o país e seu povo.
    Dilma é uma exelente regente para essa orquestra.

  117. E agora José? José Calos Tressino. em 12/novembro/2009 as 22:53

    “…Eficácia…” O cidadão não pode reclamar da eficiência da eletropaulo. Duvida? Experimente atrasar o pagamento da conta de energia elétrica por 15 dias. No décimo sexto dia, às 08h00 da matina… “babau…e vá chorar na cama que é lugar quente…”.Resolução da ANEEL 456/00 art. 91 e leis federais 8987/1995 e 9427/1996.

  118. Edmilson em 12/novembro/2009 as 22:52

    Adivinhem qual é o partido do Prefeito de Itaberá, que foi falar contra o Governo Federal na TV? Não, não é do PSDB, mas sim do DEM. O que dá no mesmo…

  119. marcos antonio em 12/novembro/2009 as 22:32

    O que me inquieta é que todo problema para o governo começa em São Paulo e ninguém investiga isso a fundo! Não brinquem com o Serra! Tem dedo Tucano por trás de tanto problema.

  120. Cheila em 12/novembro/2009 as 22:31

    Ninguém me tira da cabeça que esse blecaute foi SABOTAGEM…

  121. edu ☭ em 12/novembro/2009 as 22:26

    Repost. Mais uma vez o JN mentiu. Distorceu a Dilma. E o casalzinho âncora nem ficou vermelho. Ambos devem ter um quociente de inteligência muito baixo.

  122. C.Roberto em 12/novembro/2009 as 22:25

    Reportagem do JN: A VOLKS por causa do blecaute, deixou de fabricar 800 motores. Será que a VOLKS não pode comprar geradores?

  123. edu ☭ em 12/novembro/2009 as 22:24

    Mais uma vez o JN mentiu. Destorceu a Dilma. E o casalzinho âncora nem ficou vermelho. Ambos devem ter um quociente de inteligência muito baixo.

  124. Robson Lopes em 12/novembro/2009 as 22:19

    Prezado PHA,
    Blecautes acontecem frequentemente nas cidades brasileiras, consequência da forma irresponsável em que essas empresas foram privatizadas. Aqui no Recife tem faltas já houve dia que faltou energia durante 11 horas em um único bairro, e não se fala uma única palavra sobre o assunto, as concessionárias tem direito de deixar você sem energia durante 14 horas ininterruptas, e não pagarão nada por isso. Hoje pagamos a energia mais cara do país, porque bancamos uma termoelétrica que pertence a própria empresa que nos fornece energia, e ela rateia a energia da térmica conosco. Um verdadeiro absurdo, fruto do apagão do FHC.
    É muito cinismo dizerem que esse blecaute foi um apagão.

  125. lindivaldo em 12/novembro/2009 as 22:18

    O PPS, a serviço do PSDB/DEM, mente, especula e insinua contra o Governo, em suas inserções na TV, sem senhum escrúpulo…
    Por que o PT, ou um partido aliado, em curtas inserções, em horário nobre, não questiona o óbvio, levantando as suspeitas sobre a causa do vazamento da prova do ENEM, ocorrido na gráfica da Folha, bem como quanto aos fatos que geraram o recente blecaute e seu uso político? Quem não sabe que existe uma armação dos demotucanos por traz de tudo isso? Um golpe após outro!
    Ora, se não houver uma maneira de desmascarar o PIG e essa decadente e desesperada elite, vai acontecer tanta sabotagem até 2010, que o povo vai se confundir nas eleções, esquecendo tudo que a sociedade conquistou nos últimos 7 anos!

  126. ademir soares silva em 12/novembro/2009 as 22:16

    pha, finalmente vc. me ganhou. Eu é que não te entendia, vc é o maior pandego deste país. Na realidade vc. não defende este govêrno, vc expõe, com sutil inteligência o rídiculo do lula e seus companheiros.
    a sua invenção do pig, chuiça, o farol e etc, serve de pano de fundo para ressaltar a falta de inteligência, caráter e de cultura desses troglodistas.
    Parabéns e muito obrigado por alertar aos incautos.
    Em tempo lembre a Gerentona DILMONA, que black-ou bom foi o GENERAL DA BANDA.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES, RUMO A SUL-AMERICANA.

  127. João Prats em 12/novembro/2009 as 22:14

    Os fatos mostrados não casam, como lembrou bem o Nilson Ribeiro ontem no Jornalebre Nacional o Ernesto Paglia mostrou um vizinho da sub-estação de Itaberá confirmando a ocorrencia de uma chuva muito forte e com raios seguido por um estouro na sub-estação. Hoje aparece um cidadão do INPE afirmando que os raios ocorreram a 2 Km da estação, mostrando um mapa fora de escala com o intuito de confundir o telespectador e distorcer os fatos. Amigo do INPE o morador de Itaberá estava lá no local na hora e ouviu ou assitiu tudo. O sr. ao conceder entrevista no Jornalebre, conseguiu aparecer na TV, não sei se acredito em Vossa Senhoria ou no caboclo la de Itaberá. Fico com o caboclo pois este povo não mente. Continue suas pesquisas, pois o Brasil precisa delas, estou certo disto, mas não se preste a este papel ridiculo.

  128. Carlão em 12/novembro/2009 as 22:12

    Atenção! Atenção!
    Vcs. sabiam que a SABESP está em greve?

  129. Maurício Gil - Floripa (SC) em 12/novembro/2009 as 22:05

    ATENÇÃO, ATENÇÃO!!!

    Recebi agora há pouco, de fonte segura em SP, que houve sabotagem em linhas de transmissão naquele estado, com possível utilização de explosivos.
    E que estaria planejada nova ação para meados do ano que vem, antes das eleições, de maiores proporções!

    Pode ser só a famosa “Teoria da Conspiração”, but…
    Dos demo-tucanos, tudo pode se esperar.

  130. José Eduardo em 12/novembro/2009 as 22:04

    A Ministra Dilma falou a verdade. Panes no fornecimento de energia acontecem no mundo todo. Têm sido muito frequentes até em mecas do 1º mundo, como a Califórnia e New York. O que não pode ocorrer, porque é falta de competência, é o racionamento de energia, como aconteceu no governo do tucano FHC e durou quase um ano. E o racionamento do tucano FHC, para quem não se lembra, foi causado pela falta de investimentos no setor elétrico. O governo do FHC foi incompetente ao ponto de não perceber a aproximação do colapso na produção de energia. O resultado foram os apagões de 1999 e 2001, e o racionamento de energia.

  131. alexandre em 12/novembro/2009 as 21:59

    “Acabo de assistir a deliz Ortiz
    pós-post -do-cloaca. Ela estava
    exalando bílis,furibunda.
    e nos presenteou com mais uma reporcagem sobre o apagão. se a de ontem pareceu apenas marota, a de hoje foi ostensivamente criminosa.
    vale a pena procurar o link.
    O mais engraçado foi um daqueles especialistas que o kamel tira do bolso do colete. Enquanto falava,mantinha um esgar canastrão como se dissesse “isso é conversa mole do governo.
    Depois fizeram a previsível manipulação daquela frase da Dilma
    dizendo que não haveria mais apagão.
    até uma criança de tres anos sabe que a palavra apagão se refere ao racionamento e não a blecaute. Tanto que se diz ” o Apagão de 2001″.
    Em 2001 nãO houve blecaute. houve o vergonhoso racionamento de fhc.
    O blecaute foi em 99.
    isso não é jornalismo. é lixo.
    Que vergonha,dona Délis.
    sei que nã estás sozinha. mas voce assinou esse pequeno estupro da verdade factual.”
    entre aspas porque eu já postei por aí essa espécie de carta aberta á jornalista Délis ortiz.

  132. Glaucio em 12/novembro/2009 as 21:57

    Na reportagem da Folha Online só falam que “Dilma admite blecaute”, como se alguém pudesse negar o ocorrido. Nem uma palavra a respeito da explicação que ela deu, sobre diferença entre apagão/racionamento e blecaute. É só dar uma pesquisada, inclusive nos sites do pig, pra ver que não é coisa do outro mundo.

    Folha Online – BBC Brasil – Vulnerabilidade do sistema elétrico não é exclusividade do Brasil, diz especialista – 11/11/2009
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u650781.shtml

    Folha Online – Mundo – Blecaute causado por tempestade de neve provoca morte nos EUA – 13/12/2008
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u479096.shtml

    Folha Online – Informática – Piratas virtuais causaram blecaute, diz CIA – 30/01/2008
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u368116.shtml

  133. Bergson em 12/novembro/2009 as 21:56

    blecaute na cabeça do ze pedagio
    blecaute na cabeça do fhc
    eles esqueceram o racionamento e a cobrança de taxas dos usuarios!
    mas pq sao paulo esta demorando tanto p reestabelecer a agua p os usuarios da sabesp?
    estranhou???
    o zezim deve ter uma resposta plauzivel e sem criticas da impressa.
    mas o q ha por tras desta falta de luz???
    hummmm zezim tem interesse politico?
    hahahahahaha
    cuidado brasil, ze pedagio perigo constante…..foi so a dilma subir nas pesquisas q algo aconteceu!!
    Da-le Dilma 2010.

  134. Natalya em 12/novembro/2009 as 21:55

    Ainda bem que os maiores afetados no blecaute foram os paulistas…. afinal, quem vota nesse corja de safados DEMOTUCANOS merece mesmo ficar no escuro.
    ah! e ainda sem agua….

    DILMA NELES!!

  135. Douglas Otaviani Tôrres em 12/novembro/2009 as 21:45

    eletrobras quer saber porque São Paulo não aciono o sistema anti blecaute.
    as cisas estão caminhando para sampa ,para o quintal do Zé Pedagio ,e ai o apagão some rapidino da pauta.

  136. Wilson em 12/novembro/2009 as 21:43

    Interessante que aqui no Espírito Santo todos os municípios tiveram interrupção de mais de uma hora no fornecimento de energia elétrica e não houve problema de abastecimento de água no dia seguinte. Não ouvi comentários de nenhum outro estado que tenha sofrido problema de abastecimento de água. Apenas em São Paulo. Seriam os demais estados melhor aparelhados que São Paulo. Ou ai tem coisa???????

  137. Wilson em 12/novembro/2009 as 21:28

    Ao Antonio José em 12/novembro/2009 as 20:52.
    Ela não falou que o país não tinha risco de blecaute, até porque, isso é impossível para um país do tamanho do Brasil. Isso nem os EUA conseguem. Ela falou que não há risco de ocorrer outro apagão como aquele da época de FHC em que todos os brasileiros foram obrigados a reduzir seu consumo e a pagar uma taxa extra. Esse não há risco e nisso eu acredito. A não ser que os filhotes de FHC voltem ao poder. Aí eu duvido que isso não aconteça.

  138. Alexandre Araújo em 12/novembro/2009 as 21:22

    O PIG insistiu tanto em se referir ao blackout como “apagão”, que já deu bala pra agulha do governo, que sabiamente começou a explorar o racionamento de energia do governo do Farol da Alexandria. rsrsrsrs…ELES SÂO MUITO INCOMPETENTES!!!

  139. Giovanni Neiva Pacheco em 12/novembro/2009 as 21:21

    PH,

    depois da fraude do ENEM feita pela Folha e agora o blecaute, ta provado que o Ze Pedagio é capaz de tudo. Fiquei pensando agora que é bom o governo federal colocar bastante segurança nas usinas de Angra.
    Um vazamento deve ser a próxima arma do pistoleiro oficial dos demotucanos, Arthur Virgílio.

  140. Fátima Bento em 12/novembro/2009 as 21:20

    Tempos modernos !!!

    Em 1932, São Paulo queria se separar do Brasil !!!

    No século XXI, o Brasil é que vai querer se separar de São Paulo !!!

  141. Marcos Vinicius em 12/novembro/2009 as 21:18

    EXTRA, EXTRA, EXTRA!!! Todos os pedágios do Zé Pedágio não pararam de arrecadar porque todos os pedágios possuem geradores, claro. Agora, a Sabesp não precisa de geradores emergenciais. O importante pro Zé Pedágio é arrecadar… sempre…. agora… ficar um poquinho sem água…. não tem problema…. ainda mais com uma imprensa AMIGA…põe amiga nisso, né Zé…. que jogou toda a culpa… no blackout (que essa mesma imprensa? insiste em chamar de apagão…), sem nem mesmo questionar nada…

  142. Valentino em 12/novembro/2009 as 21:16

    Acho que a Dilma leu meu comentário aqui, foi exatamente o que disse na manhã após o blecaute, ou seja, apagão é o que vivemos no governo FHC, onde pagamos caro e ficamos no escuro. Blecaute é fortuito ou por força maior. Só o PIG e os bonecos de ventriloco no Congresso usam a palavra “apagão”. Para mim este assumto já transbordou a bacia. Vamos falar o que é fato de interesse da nação, chega de alimentar este tema já ransoso.

  143. André em 12/novembro/2009 as 21:08

    A difrença entre o que ocorreu antes e agora só não vê quem não quer ou está com má-fé.

    Esse episódio e o que a mídia televisiva repercutiu só me fez sentir “há algo estranho aí”.

    Essas malditas TVS. Eu que estava quietinho no meu canto faz tempo sou obrigado a ter que ficar falando para um monte de gente que convivo sobre isso.
    Ao menos todos entendem com umas poucas palavras.

    Daqui a pouco estarei fazendo campanha anti-PSDB e a culpa toda vai ser da TV. Nem deixam eu gozar meu merecido descando. Estou velho pra essas coisas.

  144. Pagu em 12/novembro/2009 as 21:00

    Também acho que tudo sempre começa em São Paulo.

  145. leopoldo em 12/novembro/2009 as 20:57

    Sr. Paulo Correa,
    nós não estamos no “mundinho de sonho”, no entanto, você sim está no “mundinho de pesadelos”.
    Quem é a favor do PIG, dos PSDBestas e dos DEMOníacos, é porque está obtendo algum dividendo deles.

    Boa noite e boa sorte!

  146. Ozzy Gasosa em 12/novembro/2009 as 20:55

    As “coisas” só acontecem no Estado de São Paulo. Estranho não acham?

  147. Nilson Ribeiro Gomes em 12/novembro/2009 as 20:54

    Ernesto Paglia (JN DE ONTEM) foi até o local do sinistro e entrevistou um morador que relatou a ocorrência de uma forte chuva e muitos raios. O morador afirmou que ouviu um barulho MUITO FORTE . Gostaria de entender…

    É A GLOBO confundindo o telespectador?

    Por que o Ernesto Paglia somente entrevistou aquele cidadão?

  148. joaquim machado em 12/novembro/2009 as 20:53

    PHA, onde é que estão os geradores de energia da Sabesp para não permitir a falta de abastecimento de água para a população em um blecaute ?
    Não é incompetência do dono da Sabesp, o governador José Pedágios Serra?

  149. Antonio José em 12/novembro/2009 as 20:52

    Há 15 dias atrás ela deu entrevista dizendo que não havia risco de blecaute, apagão, seja lá o que for. Como acreditar nesta senhora?

  150. nona fernandes em 12/novembro/2009 as 20:50

    Olá, Gilberto, sem ofensas, mas, dinheiro não contabilizado não é a mesma coisa que caixa 2, e caixa 2, todos nós não fazemos? Quando compramos uma casa ou um apartamento, o valor que sai na escritura, não é bem menor do que o preço real, e isso não é caixa, ou dinheiro não contabilizado? Quando compramos em lojas de artigos diversos, e não exigimos nota fiscal, nós e o dono da loja não estamos fazendo caixa 2? Então, porque as pessoas ficam tão surpresas com o chamado caixa 2? Delúbio Soares estava correto quando disse que o PT errou somente pelo dinheiro não contabilzado, que é também a mesma coisa que fugir do FISCO, que é igual a caixa 2. O resto é abobrinha.

  151. Alexandre Braga da Costa em 12/novembro/2009 as 20:44
  152. Antonio Estácio em 12/novembro/2009 as 20:41

    Paulo Henrique,

    Acho muito estranho esse blecaute. Para mim tão estranho quanto o vazamento da prova do ENEM.
    Afinal é facílimo, mesmo para os beócios TUCODEMOS, raciocinar que, diante do desgaste do governo do coiso quando ocorreu o verdadeiro apagão, o atual seria da mesma forma atingido, ainda mais com a ajuda maciça do PIG.
    Até hoje tenho incógnitas que sou compelido a acreditar ser fruto dessa mundiça do PIG e golpistas genéricos; a mais importante foi o afundamento da P-36.

  153. Luka em 12/novembro/2009 as 20:40

    PHA olha isso;
    WASHINGTON – A “gripe suína” causou a morte de quase quatro mil pessoas nos Estados Unidos, informaram nesta quinta-feira as autoridades sanitárias. Entre as vítimas estão 540 crianças. Novos dados mostram que a pandemia contaminou cerca de 22 milhões de norte-americanos e obrigou à internação de 98 mil.

    E o inverno não chegou por lá.

    Aqui foram 1.600 mortes, 17.000 infectados no total ate outubro

    O PIG vai ficar indignado.

  154. Marcos Vinicius em 12/novembro/2009 as 20:39

    É normal a gentalha do psdb/demo/pps ficar se estrebuchando pra tentar demonstrar a qualquer preço que o governo Lula é pior do que o deles. Faz parte da democracia. Mas, é inadimissível uma imprensa tão descaradamente partidária e que prepara a pauta apenas pensando em fornecer munição para a oposição atacar o governo. É vergonhoso, é inadimissível, é antidemocrático, é anticonstitucional… Quem, no Brasil, votou ou delegou poderes tão amplos e irrestritos para a imprensa brasileira??? quem??? eu não fui?? alguém foi???

  155. Julio Cesar em 12/novembro/2009 as 20:34

    A Petrobras informou nesta quinta-feira que a perfuração do quarto poço na área do Plano de Avaliação de Tupi confirmou as estimativas do potencial de de 5 a 8 bilhões de barris de óleo leve e gás natural recuperável nos reservatórios do pré-sal daquela área.

  156. Paulo Correa em 12/novembro/2009 as 20:30

    Vcs são muito engraçados , conseguem diminuir tudo que é ruim deste governo corrupto, mensalão não existiu,a petrobas não tem corrupção , hugo chaves não faz gato e sapato do lulinha e agora não houve apagão, continuem neste mundinho de sonho

  157. Catarinense em 12/novembro/2009 as 20:28

    Aqui em SC, QUE NEM FOI ATINGIDA, o jornal das sete horas da Globo ficou focando o “apagão” durante dois terços da sua duração.
    Colocaram donas de casa que ficaram “o dia todo sem àgua”, por culpa do bendito apagão. Olha é igual chover aí em SP e els colocarem a culpa no alagamento que poderia haver em Itajaí, na chuva que caiu em São Paulo…..UMA PÂndega !!!!

  158. marcelinho em 12/novembro/2009 as 20:26

    O JN continua fazendo o fim do mundo por conta desse apagão marolinha… QUE NOJO

  159. ejedelmal em 12/novembro/2009 as 20:20

    Vamos mudar o nome para Refluxo do Serrágio.

    No mínimo foi a CESP disparando um fluxo no sentido do Paraná para forçar o efeito cascata. A rede deve ter se desligado para se proteger do refluxo. Está cheirando a P-36, quer dizer, sabotagem.

  160. David Rodrigues da Silva em 12/novembro/2009 as 20:15

    A Ministra Dilma, realmente faz o PIG ficar em seu devido lugar de insignificância,mesmo agindo como Partido de Oposição,o PIG leva PORRETE da Competente Ministra. Se cuide PIG! è só pra esquentar! Aguardem mais PORRETE……DILMA 2010 com certeza. de Belo Horizonte.

  161. Turbina de Ideias em 12/novembro/2009 as 20:03

    O apagão só existe na mente da oposição que vive em nuvens de pensamentos obscuros, sem nada de concreto pra usar como argumentos plausíves.

  162. Gilberto em 12/novembro/2009 as 20:01

    Não há mensalão. Há recursos não contabilizados.
    Não há Apagão. Há Blecaute.

    Qual a diferença do PT para o PSDB?

  163. Rogerio dos Santos em 12/novembro/2009 as 19:58

    PHA, repare: faltou falta de planejamento para prever ….

    E quem foi o ministro do Planejamento que nao previu ….

  164. denilson em 12/novembro/2009 as 19:57

    É…. Após ver o ver o Jornal da Bandeirantes, fica-se com uma ideia de que aquilo que ocorreu no governo FHC foi muito pequeno se comprado ao que ocorreu agora… E tem sido assim em outros meios…. Fico abismado, como podem agira assim…. Racionamento, multas e aumento de taxas de luz e naquela época o tratamento dado foi tão acritico…. Tão acomodado… Tão sem questionamentos… Na verdade havia até uma torcida para que o “Ministerio do Apagão” conseguisse superar todas as algruras criadas pelo “maldoso” São Pedro…

  165. Fabiano em 12/novembro/2009 as 19:54

    PHA,
    Novamente o SBSteira vem batendo na Ministra Dilma. Silvio Santos é um crápula. Perdoe-me . VERGONHA. Sempre quem fala é o Athur e Agripino. BASTA. Temos que tomar às ruas e dizer que o povo está com Dilma e Lula. Não adianta, o povo não vota em ANTA (Serra)

  166. Jaisson em 12/novembro/2009 as 19:40

    Ai Edison Lobão, te cuida agora tu és o Lobão mau e no escurinho vai ter que encarar até a Miriam Leitão do PIG. Ela ta doidinha por outro blecaute. kkkkkk

  167. Walter Rodrigues em 12/novembro/2009 as 19:39

    Pois é. Ainda encontramos gente que dá ouvidos à rede GLOMENGOBO para, mais tarde, como dizia Adoniran naquela música “progréssio”, discutir com os amigos os assuntos que a gente não entende.
    DÁ-LHE DILMA!!!!

  168. Professor Inepto em 12/novembro/2009 as 19:35

    A balela da ministra foi desvendada pela insofismável Miriam leitão. Todos sabem que houve um desligamento da energia para fornecer eletricidade a Caracas e La Paz em preparativos das forças beligerantes bolivaniaras contra o imperialismo Yankes!

  169. monge scéptico em 12/novembro/2009 as 19:32

    Todos deveriam entender como se faz manobras de grande extensão.
    Em casos de interrupção de energia com a dimensão da que ocorreu,
    o restabelecimento sempre se dará por partes e, depende muito das
    comunicações entre as substações para que o restabelecimento seja
    feito com o máximo de segurança, contra acidentes. Os precipitadin-
    -hos e afoitos, poderia pensar que a operaçõa podesse ser feita só
    pressionando “botões” a esmo e, de forma irresponsável, é próprio
    dos virgilios,agripipinos da vida, peso morto que o povo carrega.
    AGORA AS REAIS CAUSAS da desconexão das linhas deve sim de-
    -monstradas se for possível ou, algo bem plausível.Tenho que tudo
    já esta devidamente esclarecido tecnicamente.
    Em bora de citações, no “apagão” dos eua(nova iorque e quejandos)
    até UFOs etc foram apontados como sendo a possível causa, já que a de-
    -terminação exata, parece ter ficado difícil …………………….
    Da-le Dilma! Dilma/LULA2010

  170. Tulio em 12/novembro/2009 as 19:31

    Esse blecaute exemplifica bem o apagão da “oposição” e do pig.

    Esta é a verdade

  171. MAXIMINO LUIZ HERTZ em 12/novembro/2009 as 19:29

    É isso ai Ministra Dilma… Parabéns pela coragem!

    Se elegendo Presidente da República, vê se coloca o PIG nos eixos, para deixarem de tratar o Povo Brasileiro como fossem todos descendentes dos Simpsom.
    O único brasileiro que se parece com Homer Simpsom é o Sé Padágio.

  172. Eduardo Oliveira em 12/novembro/2009 as 19:26

    Boa, essa é para calar qualquer oportunidade de ataque desta oposição!

    Olha, mesmo sendo leigo, a oposição poderia discutir melhor com a sociedade o tal bleucate, e não conseguiu com um excelente fato concreto transformar em pontos positivos políticos.

    E agora a Ministra Dilma, de uma posse de conhecimento acaba a discussão num só tema “blecaute”.

    Como evitar mais blecaute? Esse seria o discursso, mas não conseguiu ver nada, apenas ódio!

  173. Agrimaldo em 12/novembro/2009 as 19:24

    Vejam o video da carraspana que Dilma passa nas reporteres do PIG que querem embolar o meio-de-campo confundindo para explicar:

    http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/11/12/ult5772u6118.jhtm

  174. Fabiano em 12/novembro/2009 as 19:22

    Fiquei bobo ontem a noite com a reporcagem do SBsteira Brasil, Carlos NasciTucano, mostrou a repercursão do ” apagão” na imprensa internacional. Engraçado, quando falam bem do Brasil eles não mostram. Êta! “imprensazinha fajuta ” . A Dilma tem que cassar essas emissoras que ao invés de informar, fazem política. Se só fosse isso, tudo bem. Mostrar o que um político fez ou faz. Agora, o que o PIG faz com Lula. Como diria o Pig ” unço” Boris Casoy: ” Isso é uma vergonha” .

  175. Walrus Wonka em 12/novembro/2009 as 19:19

    O Lula é sutil. A Dilma é direta.

  176. Francisco das Chagas Albuquerque em 12/novembro/2009 as 19:18

    Será que alguém com o mínimo de bom senso pode contestar as afirmações da ministra ? Enfim, depois do pânico instalado no país pela grande mídia e pelos desesperados da oposição, uma palavra sensata, coerente com a realidade dos fatos. Em poucas palavras a ministra Dilma trouxe luz para iluminar as trevas que o PIG e a oposição haviam implantado no país, deixando a população apreensiva.

  177. ModeloBrasil em 12/novembro/2009 as 19:15

    Além de futura Presidente é engenheira eletricista também !

  178. Adir Tavares em 12/novembro/2009 as 19:06

    Quinta, 12 de novembro de 2009, 16h30 Atualizada às 16h33
    Atingida por apagão, Sabesp não possui geradores de energia
    Até às 16h10 desta quinta-feira, 12, 150 mil pessoas seguiam sem água na Região Metropolitana de São Paulo, devido aos efeitos do apagão elétrico que atingiu 18 Estados na terça-feira, 10. Num primeiro momento, 20 milhões de habitantes chegaram a ficar sem abastecimento.
    Segundo boletim oficial da Sabesp, a normalização do sistema “não é tão simples”, “diferentemente do abastecimento de energia elétrica”.
    Para o superintendente de Produção de Água da estatal, é “impraticável” adquirir geradores para evitar os efeitos de eventuais quedas de energia.
    “Seria um investimento monstruoso para ser utilizado apenas de dez em dez anos”, afirma, em referência ao apagão ocorrido em 1999, ainda sob o governo de Fernando Henrique Cardoso.
    Terra Magazine

Deixe seu comentário...

O Conversa Afiada não publica comentários ofensivos, que utilizem expressões de baixo calão ou preconceituosas, nem textos escritos exclusivamente em letras maiúsculas ou que excedam 15 linhas.







Enquete

Sugestão do amigo navegante Henrique: qual foi a maior gafe educacional do Serra em 2009 ?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Publicidade

Videos

PM de Serra ri de alagados PM de Serra ri de alagados

8/fevereiro/2010 | Veja mais »

Vídeo: Lula vai levar banda larga ao pobre, com ou sem as empresas do Hélio Costa Vídeo: Lula vai levar banda larga ao pobre, com ou sem as empresas do Hélio Costa

7/fevereiro/2010 | Veja mais »

Vídeo: o caos no metrô do Zé Alagão.
D. levou 5 horas para chegar em casa
Vídeo: o caos no metrô do Zé Alagão. <br />D. levou 5 horas para chegar em casa

5/fevereiro/2010 | Veja mais »